Primeiramente, entenda que há duas principais formas de financiamento para construção de residências. O financiamento para adquirir o terreno e financiamento de construção, e financiamento para quem já possui o terreno e deseja financiar apenas a obra. Ambas modalidades de financiamento conseguem contemplar até 80% do custo de aquisição de terreno + construção. Outro ponto importante é as taxas atuais, que são a partir de 0,68% a.m, com pagamento em até 40 anos. Portanto, nesse formato, a aquisição do terreno e aprovação do projeto precisam tramitar de maneira conjunta. Uma vez que a aprovação do financiamento irá contemplar a concessão do crédito para as duas operações: terreno e financiamento da obra.
Atualmente, a Caixa trabalha com crédito para financiar terreno e construção. Nessa linha de financiamento, o FGTS pode ser usado como parte do pagamento. Afinal, o financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação e possui como garantia a alienação fiduciária. Confira abaixo quais são os documentos necessários para financiar terreno e construção através Caixa Econômica Federal:
Para quem deseja usar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para dar o valor de entrada, será necessário, também, apresentar os seguintes papéis. Carteira de Trabalho pessoal ou então Extrato de FGTS; Por fim, também será solicitada a Certidão Atualizada de Inteiro Teor da Matrícula do Imóvel.
Como já mencionamos, a Caixa Econômica Federal oferece para os clientes a possibilidade de financiar terrenos e construção. Além disso, o seu FGTS pode fazer parte do pagamento desse financiamento. No geral, o crédito é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação e tem como garantia a alienação fiduciária.
Pronto! Agora você já entende como funciona um financiamento imobiliário de terreno e construção.
FONTE: https://construcaoeacabamento.com.br/compra-de-imovel/como-financiar-terreno-e-construcao/
Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Entre em contato, tire todas as suas dúvidas
e receba as últimas novidades.